sábado, 10 de março de 2012

Alimentação natural


Embora faça um tempo que eu não escreva nada aqui, as vezes é por simples falta de assunto, outras é por falta de tempo mesmo.
No caso, hoje eu tenho novidades.
Primeiro, estou fazendo academia na Brasil Fitness e estou amando, tem diversas aulas, das quais umas eu e a mãe experimentamos e em outras fidelizamos. Também fazemos musculação e é tudo de bom. As pessoas nos tratam super bem.
Segundo, estou fazendo o curso de Aux. veterinário do Cetac Vet. Até agora foram estudados apenas dois módulos, mas estou animada, tem muita coisa interessante pra ser aprendida. Também to achando muito legal a forma de avaliação deles.
E por último, começamos alimentação natural com a Bell. Que é o titulo do post.
A principio foi um pouco dificil achar os pescocinhos de frango que é a primeira etapa da dieta para cães inexperientes como a Bell que até então comia apenas ração, alguns petiscos caninos e frutas.
Por que começamos essa dieta?
Bem, tem a senhora criadora e dona desse blog http://holywestie.com.br/ me indicou. É um blog que sabe tudo sobre a raça da Bell, recomendo muito, lia ele mesmo antes de ter a minha lindinha.
A Bell teve muitos dodóizinhos de uns meses para cá, a glândula do iolaus estourou, picadinha de pulga que geravam machucados, dermatite umida (dodói muito horrivel). E essas coisinhas começaram a acontecer quando trocamos a ração da Bell para uma outra. Não que ração seja ruim, nem todas são boas mesmo, mas tivemos nossos motivos para trocar a alimentação da Bell.
Bom, conseguimos todas as informações necessárias com os blogs http://caonatural.com/ e http://www.cachorroverde.com.br/

Há também serviços disponíveis para casos delicados e esses probleminhas de saúde da Bell, por exemplo.
Acabamos optando por apenas seguir as dicas dos sites porque o dimdim ta curto e porque acreditamos que os probleminhas da Bell eram passageiros.
Porque optamos pela alimentação natural? Porque percebemos que podemos dar uma alimentação super rica para a Bell garantindo a sua saúde e sem os indevidos conservantes e demais componentes da ração que vem a não ser tão saudaveis assim.
Temos um livro importado sobre westies que diz que precisamos optar por rações sem alguns antioxidantes e acreditem foi extremamente difícil encontrar rações que não tinham esses conservantes, quase todas tem.
E tenho que admitir que muitas informações desse livro batem com a realidade e quem sou eu para questionar esses especialistas?! Palmas pra eles e obrigada por repassarem essas informações.
Há diversos beneficios citados no sites que eu falei que esclarecem todas as duvidas e explicam o procedimento por isso não sei se cabe a mim falar. Mas muita coisa melhora, a unica coisa negativa da alimentação natural é o trabalho, porque até na questão de custo é mais barato. As carnes recomendadas, as cheias de nutrientes, são carnes que tem pouca saída nos super mercados, por isso são baratas.
Uma pergunta super intrigante é como se torna o cocozão do bichinho?! Pois é, ainda não estou dando apenas alimentação natural, porque tem que ir inserindo a alimentação aos poucos, como nas trocas de ração por exemplo, então a Bell ainda está comendo ração também. Mas segundo as informações fica durinho e com pouco cheiro. O xixi que costuma ser amarelado e fedidinho também muda pra transparente e com pouco cheiro. Então é tranquilo.
Outro ponto que nos fez optar por essa alimentação é a satisfação da nossa menina, que cachorro não fica olhando com olhinhos pedunchos quando você vai jantar e põe aquela linguiça na mesa. Não que seja pra dar aquela linguiça, mas eles sentem os cheiros e é com base nele que os alimentos se tornam interessantes.
Então partindo desse principio imaginamos o quanto a Bell se sentiria mais feliz se tivesse essa variedade de alimentos para comer. Ossinhos carnudos de diversos tipos, balanceado com vejetais, levedo de cerveja e óleo de granola.
Também há muitas receitas de petiscos naturais no site, tudo feito com muito carinho pelos donos.
Outra coisa que vale ressaltar é que o grão da ração é adaptado apenas para a dentição do animal e não para o seu estomago, por isso que quando um cachorro vomita quando acabou de comer a ração está inchada. Um dos depoimentos que li num dos sites foi de um boxer com problema no estomago, que não conseguia se alimentar que teve 90% do problema resolvido com a alimentação natural.

Não indico como se fosse uma regra, mas para aqueles que tem motivos e vêem a alimentação natural como uma felicidade para o cão, um recurso para a saúde e acreditam nela, devem optar por ela também.
Porque mesmo que haja muitos cachorros que sobrevivem com restos de comida, não é bem essa a alimentação em questão, porque nós nos alimentamos de comida salgada e o sal faz mal para os animais.
Cebola por exemplo é tóxico, pode causar problemas renais. E os ossos quando são cozidos perdem todos os nutrientes e alguns se tornam até perigosos, como alguns ossos de galinha.
Por isso é bom estar ciente dos alimentos que podem ser dado a cães porque tem sim muito cão doente por causa de uma alimentação inadequada.
:)

2 comentários:

  1. Ahhh que bom vc está apostando na AN... eu tenho a maior vontade de fazer pra vicky.. mas sei q nao vai rolar nunca... dá moitooo trabalho e precisa de um bom tempo livre... Mas parabens pela escolha.. a bell ´´e um cachorro mais feliz! certeza!!

    ResponderExcluir